AUDITORIA INTERNA NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: Características e vantagens da terceirização

AUDITORIA INTERNA NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: Características e vantagens da terceirização

O Banco Central do Brasil passou a exigir das Instituições Financeiras e e Entidades Autorizadas a Funcionar a implementação e manutenção do processo de Auditoria Interna.

De acordo com BCB essa atividade poderá ser realizada por, entre outras, por uma empresa de auditoria externa independente, que deverá exercer seus trabalhos de maneira independente, autônoma e imparcial da qualidade e da efetividade dos sistemas e dos processos de controles internos, gerenciamento de riscos e governança corporativa da instituição.

 

A atividade de auditoria interna deve ser independente das atividades auditadas e ser contínua e efetiva, dispondo de:

  • recursos suficientes para o desempenho dos trabalhos de auditoria;
  • canais de comunicação definidos e eficazes, para relatar os achados e avaliações decorrentes dos trabalhos de auditoria; e
  • pessoal em quantidade suficiente, adequadamente treinado e com experiência necessária para o exercício de suas funções.

 

No que tange à terceirização desta atividade, destacamos que as principais vantagens da terceirização da Auditoria Interna por uma empresa de Auditoria Independente são:

 

  • É mais econômica, tendo em vista os altos encargos de natureza trabalhista de se manter uma equipe própria qualificada e em constante atualização;
  • A visão de profissionais de fora pode ser o oxigênio necessário para que as falhas sejam detectadas com precisão e o sistema de gerenciamento das ações decorrentes seja efetivo, sem abrir possibilidade a mascaramentos;
  • Quando realizada por empresa e profissionais com experiência e credibilidade, confere um olhar profundo, maduro e especializado à questões que raramente uma equipe enxuta própria poderá ofertar;
  • É multidisciplinar, quando realizada por empresa com profissionais com formações e experiência em diversas áreas e setores, pode abordar problemáticas nunca antes levantadas, e
  • É realmente independente, por não manter vínculo direto com a organização e seu pessoal, evitando questões delicadas como expor erros e inconsistências de colegas de trabalhos ou superiores.

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